Case: Nutricionista Manola Miranda
Nutricionista Manola Miranda: Ela faturou 11x o valor do investimento e, hoje, 90% dos pacientes vêm do digital
Tráfego e Performance
Overview
A Nutricionista Manola Miranda é especializada em nutrição materno-infantil, ajudando tentantes, gestantes, mães e filhos a terem uma alimentação equilibrada e saudável. Embora seja reconhecida pela sua excelência no atendimento, com uma abordagem altamente personalizada e adaptada para a realidade do paciente, Manola tinha grandes dificuldades em atrair pacientes particulares de forma consistente, sem depender de convênios ou planos de saúde.
Antes do projeto que desenvolvemos com foco no tráfego pago e performance, sua presença digital gerava poucos resultados, dificultando o preenchimento da agenda com pacientes qualificados. O desafio estava em criar uma estratégia de Google Ads que não apenas gerasse leads, mas que trouxesse pacientes realmente interessados e dispostos a pagar pelo atendimento particular.
Pilares estratégicos e soluções
Para transformar o cenário digital da Nutri Manola Miranda, desenvolvemos uma estratégia personalizada de Google Ads, uma vez que Manola tinha uma expectativa por resultados de curto prazo. Realizamos um diagnóstico aprofundado com mapeamento do público alvo, estudo de palavras-chaves e mapeamento de concorrência. Por se tratar de um negócio local, com prestação de serviço de forma presencial no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, esses eram fatores fundamentais para um direcionamento mais eficiente dos anúncios e mais um desafio para aquisição de leads qualificados.


Segmentação inteligente de público
Desenvolvemos algumas campanhas em rede de pesquisa, com direcionamento para o raio do consultório, focando em segmentações por comportamento do público, informações de faixa etária, interesses e comportamentos gerais, além de alguns direcionamentos demográficos e por faixa de renda familiar.
Inicialmente, buscamos o posicionamento para nutrição materno-infantil de uma forma geral, o que já retornou resultados interessantes. Com o tempo, alinhamos os interesses estratégicos da Manola com as oportunidades de mercado. Identificamos um público altamente qualificado: tentantes e gestantes que buscavam um acompanhamento nutricional mais personalizado. Com essa mudança, conseguimos atingir pessoas com maior intenção de agendamento, otimizando os resultados da campanha.

Otimização contínua das campanhas
O trabalho de Google Ads exige consistência de ações, análise de dados em tempo real, monitoramento dos KPIs de campanha e otimização contínua. No projeto da Manola, atuamos em vários pontos de análise e aperfeiçoamento:
- Refinamento dos anúncios para aumentar a taxa de cliques (CTR);
- Ajustes nas palavras-chave para reduzir desperdício de orçamento com buscas irrelevantes;
- Testes A/B constantes em anúncios e páginas de destino para melhorar a taxa de conversão;
- Segmentação por localização para atingir apenas pessoas com alto potencial de agendamento;
- Implementação de um script de trackeamento no botão de WhatsApp flutuante no site, permitindo monitorar conversões de intenção de conversa iniciada.
Isso possibilitou uma análise mais precisa, indo além do simples envio de visitantes para o site e compreendendo o real interesse dos usuários em agendar consultas.


Resultados alcançados
Escalabilidade e crescimento de ROAS
A estratégia de Google Ads permitiu que a Nutri Manola Miranda saísse do zero e atingisse um ROAS de 11x, seu melhor resultado registrado. Mais do que um pico isolado, conseguimos consolidar um ROAS consistente na faixa de 5-6x ao longo de dois anos, garantindo previsibilidade e retorno sustentável sobre o investimento.
A constância desses resultados pode ser visualizada no gráfico abaixo, no qual destacamos a estabilidade da estratégia de tráfego pago ao longo do tempo:

Esse desempenho demonstra que, além de alcançar um alto retorno pontual, a estratégia foi ajustada para manter um fluxo contínuo de pacientes qualificados sem comprometer a rentabilidade das campanhas. Atualmente, a Nutri Manola Miranda mantém um ROAS médio entre 5-6x, garantindo um retorno sustentável ao longo dos anos, com um pico de 11x registrado no melhor momento da campanha, demonstrando a sustentabilidade da estratégia de tráfego pago.
Google Ads: a maior fonte de pacientes
Hoje, 90% dos pacientes da Nutri Manola Miranda vêm do digital, consolidando a estratégia de Google Ads como a principal fonte de aquisição. As campanhas geram em média 50 leads qualificados por mês, aumentando a previsibilidade do faturamento. Com um fluxo previsível de pacientes vindos do Google Ads, a nutricionista pode focar no fortalecimento da marca e fidelização dos atendimentos. Dessa forma, com um excelente atendimento prestado, será natural um fluxo crescente de pacientes oriundos de indicação.
Conclusão
Quer alcançar resultados como esse?