Case: Arnold South America
109% de aumento na venda de ingressos antecipados
Inbound Marketing, Tráfego e Performance
Overview
O Arnold South America é considerado o maior evento multiesportivo de nutrição, saúde, bem-estar, fitness e negócios da América do Sul. Realizado no Brasil desde 2013, o evento começou no Rio de Janeiro com grande sucesso, reunindo em 3 dias de evento uma programação repleta com grandes atrações para atletas de bodybuilding, fisiculturismo, praticantes de atividades físicas, profissionais e estudantes do setor fitness, e amantes da vida saudável.
Em 2017, o evento mudou-se para São Paulo e, após a primeira edição em solo paulista, a Extrema Visibilidade foi procurada para apoiar a estratégia online de divulgação para as edições seguintes. Com o grande desafio de impulsionar a venda de ingressos através do digital e ampliar a base de patrocinadores, expositores e lojistas visitantes ao evento, desenvolvemos um trabalho apoiado em Performance, Inbound Marketing e Analytics para alavancar os resultados.
Revisão da estratégia do digital e diagnóstico
O primeiro passo foi revisar o que a empresa já fazia dentro do digital, seja com foco em branding, seja do ponto de vista de performance de venda de ingressos e receitas de patrocínio.
Rapidamente entendemos que a maior parte da estratégia de comunicação buscava promover o evento de forma geral, sem personalização para as diferentes personas. Além disso, a maior parte dos ingressos vendidos se dava na bilheteria física, no dia do evento e não de forma antecipada, o que dificultava a previsibilidade de receita.

Análise e segmentação da comunicação com a base pré-existente
Com uma base de leads pré-existentes, o primeiro desafio foi segmentar a comunicação para falar de forma mais personalizada com os diferentes perfis de público. Dessa forma, com o apoio da RD Station, segmentamos o mailing em “público visitante da feira” (compradores de ingressos), lojistas, expositores e patrocinadores.
Entendemos que o conteúdo precisava ser direcionado separadamente para cada um desses perfis, tornando a comunicação mais personalizada e interessante para o lead.
Com um conteúdo mais direcionado, conseguimos aumentar as taxas de abertura de email em 3,5x. Dessa forma, tornamos o mailing mais aquecido e engajado com melhor resposta de busca por patrocínios e stands de exposição, além de aumentar o interesse por ingressos.
Taxa média de abertura de emails


Geração de novos leads
Entendendo cada persona que gostaríamos de alcançar, nós estávamos prontos para escalar a geração de novos leads. Para isso, desenvolvemos algumas landing pages, pop-ups e formulários no site – estes foram otimizados por expositores ou patrocinadores.
No caso de visitantes – compradores de ingresso -, desenvolvemos algumas iscas digitais e pop-ups dentro do site para estimular o cadastramento para receberem nossos próximos conteúdos e lançamentos.
- Formulários de contato segmentados por interesse: expositores, patrocinadores e apoiadores
- Iscas digitais de topo de funil, voltados para interesses do público visitante da feira
- Pop-ups com gatilhos de antecipação, gerando exclusividade para próximos lançamentos e condições especiais.
As estratégias de geração de leads foram impulsionadas pela compra de mídia e campanhas de performance em Google e Meta Ads que detalhamos abaixo.
O uso integrado de todas essas estratégias levaram a um crescimento de 306% na base de leads


Revitalização do novo site
Mais performance e melhor experiência para o usuário
Com o aumento do tráfego nos canais digitais, entendemos a necessidade de revitalizar o site do evento de maneira a entregar melhor performance e experiência para o visitante.
Redesenhamos a arquitetura; a organização das páginas, com o objetivo de facilitar o encontro das informações referentes ao evento; a programação; a agenda; as atrações; entre outras modificações.
Além disso, otimizamos os recursos e as integrações com parceiros externos e gateways de pagamento. Atualmente, o site atende aos principais requisitos de performance e usabilidade, garantindo uma excelente experiência final.


Nova estratégia de lotes
Antecipação e escassez
Parte da estratégia de migração da comunicação para o digital envolveu um maior engajamento do público nas redes sociais e canais digitais como um todo. Para estimular e aquecer a audiência, reorganizarmos a maneira como vendemos os ingressos, criando o chamado “Lote Zero”, um lote de ingressos exclusivo para visitantes cadastrados que poderiam adquirir suas entradas com condições especiais, em comparação aos demais lotes.
Por se tratar de um lote exclusivo para cadastrados, passamos a gerar novos leads interessados em adquirir ingressos de forma antecipada e com melhor valor. Além de estimular a venda antecipada, a estratégia se tornou assertiva no objetivo de alcançar novos visitantes do evento, que iriam visitar o Arnold pela primeira vez.
- Landing page de cadastramento para compra de ingressos no “Lote Zero”.
- Histórico de participação no evento dos leads cadastrados para adquirir no “Lote Zero”.
Compra de mídia
Google Ads e Meta Ads
Nas duas últimas edições do evento, o ROAS médio obtido em campanhas de Google Ads foi de 23x
Em Facebook e Instagram Ads, atuamos com o objetivo de fortalecer a autoridade e a marca do evento (campanhas de awareness), além de criarmos campanhas específicas para geração de novos leads e conversões na venda de ingressos.
Através do remarketing conseguimos reaquecer o público desengajado da base histórica do evento, despertando o seu interesse com um custo mais baixo por já terem interagido com o conteúdo do evento em algum momento passado. Além disso, o remarketing foi um importante aliado na compra de ingressos, possibilitando um ROAS positivo e eficiente.
Nas duas últimas edições, alcançamos um ROAS médio de 12x
na venda de ingressos
Os resultados de ROAS alcançados foram fundamentais para o resultado global do projeto que passou a vender grande parte dos ingressos de forma antecipada e através dos canais digitais, trazendo mais previsibilidade de receita.
Automação de marketing para recuperação de carrinho abandonado
Em parceria com as ticketeiras, empresas responsáveis pela venda dos ingressos, implementamos uma integração capaz de sinalizar os abandonos de carrinho, oferecendo-nos a possibilidade de entrarmos em contato de forma automatizada por email marketing com essas oportunidades de venda.
A automatização dessa ação possibilitou a recuperação de 50,4% de carrinhos abandonados, ou seja, metade dos abandonos de compra de ingresso foram revertidos com essa estratégia.

Análise de dados e direcionamento data-driven para 2024
Em 2024, o evento alcançou recorde de público presente e ingressos vendidos desde que chegou em São Paulo, em 2017.
Conclusão
O trabalho realizado pela Extrema Visibilidade para a Arnold South America trouxe resultados significativos na promoção do evento e na venda de ingressos. Desde a mudança do evento para São Paulo, nossa parceria se concentrou em estratégias de performance e inbound marketing, resultando em um aumento expressivo na participação de patrocinadores, expositores e lojistas visitantes. A análise contínua dos dados permitiu ajustes estratégicos que impulsionaram o engajamento e a conversão. Este case exemplifica como uma abordagem integrada e orientada por resultados pode transformar a presença digital de um evento e maximizar seu impacto no mercado.
Se você busca potencializar seus eventos e alcançar resultados semelhantes, entre em contato com a Extrema Visibilidade e descubra como podemos ajudar a sua estratégia digital!
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